06 maio 2011

CRENÇAS

6 de maio
Crenças
LEITURA BÍBLICA
Deuteronômio 18.9-14
Creia no Senhor Jesus Cristo, e serão salvos, você e os de sua casa (At 16.31).
No texto de hoje, Deus ordenou ao povo de Israel que não imitasse as crenças e práticas religiosas de seus vizinhos quando conquistasse Canaã. Hoje também temos de tomar cuidado para não copiar as várias crenças que muitos ao nosso redor têm, defendem e praticam. Por exemplo, a crença na existência de duendes, gnomos, bruxas e fantasmas; na validade da consulta ao horóscopo, ao tarô, a búzios; no poder de passes, benzimentos, amuletos ou qualquer invenção de homens para ganhar dinheiro e manipular a mente de outros.
Ainda mais cuidado temos de ter com as falsas doutrinas. São aquelas que não estão registradas na Bíblia ou são claramente opostas a ela, como a crença na reencarnação – conforme a Palavra de Deus, “o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo” (Hb 9.27). O que Deus não deixou registrado em sua Palavra deve ser rejeitado como falsa crença, crendice, superstição. Com certeza, estas práticas não agradam ao Senhor e por isso não podem fazer parte da vida do cristão.
O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, mas devido ao pecado afastou-se do Criador e passou a crer em toda espécie de fábulas, doutrinas de demônios (1Tm 4.1), crenças, superstições místicas, mediunidade, poderes mágicos, horóscopos, bruxarias, curandeirismo e outras práticas e filosofias religiosas. São armadilhas para afastar as pessoas da fé genuína em Jesus.
A fé não é adquirida por meio da tradição ou cultura ou então de práticas, ritos ou costumes. Ela é um presente de Deus (Ef 2.8). Para mantê-la viva, é preciso ter um relacionamento constante com o Senhor Jesus, que a renova continuamente.
Muitas pessoas se orgulham da grande fé que têm, mas se perguntarmos em que têm fé, veremos que ela está depositada em coisas vãs e sem poder nenhum. A fé não precisa ser “grande”, mas estar depositada em Cristo! - HS
Firme sua fé em Cristo, e descarte qualquer outra crença.

Leia mais...

05 maio 2011

EU SOU

5 de maio
Eu Sou
LEITURA BÍBLICA
Êxodo 3.1-15
Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês (Êx 3.14).
Apesar de ter então só catorze anos, lembro-me bem quando meu pai contou o choque que teve com a pergunta “O que ele era do senhor?” quando foi cuidar do sepultamento de meu avô. Como assim “era”? Sim - vovô passara de “é” para “era”. Somos finitos e mesmo aquilo que somos temporariamente não depende apenas de nós. Não podemos simplesmente ser porque somos, nem podemos garantir que continuaremos sendo enquanto quisermos.
No texto de hoje, lemos a autoapresentação daquele que chamamos Deus. Ela envolve imensa profundidade: “Eu Sou o que Sou” diz claramente que é ele o único ser autoexistente, que independe de qualquer outro ser ou coisa. Ele é o Absoluto, e tudo mais - quer seja físico ou espiritual - é relativo. É nele que existimos e nos movemos (At 17.28).
Isto tem tudo a ver comigo, com o jeito como vivo.
Ao compreender que o Deus da Bíblia não é apenas mais um deus, nem mesmo o maior deles, mas é ninguém menos que o ser absoluto e soberano sobre o Universo e toda realidade espiritual, sinto-me esmagado em minha insuficiência para sequer dirigir-lhe a palavra.
Mas quando lembro que ele se importou conosco a ponto de fazer seu Filho Jesus reduzir-se à condição de homem e pagar em si mesmo o preço para que não apenas pudéssemos falar com Deus, mas chamá-lo Pai, e libertar-nos da escravidão do pecado, como fizera no passado libertando seu povo da escravidão no Egito, entendo o sentido da palavra “graça” e meus joelhos se dobram em gratidão.
Deixo então de percebê-lo como um Papai Noel que preciso agradar para ganhar bênçãos, ou um deus manipulável a quem posso manobrar com superstições e práticas religiosas. Sujeitar-me a ele e a seus propósitos torna-se desejável, pois sei que só quer meu bem. E as bênçãos? Ah, essas são bem-vindas, mas usufruídas em um contexto de dependência, gratidão e seguramente não mais como prioridade. - MHJ
A grandeza de Deus nos conduz à submissão e gratidão.

Leia mais...

04 maio 2011

LEITURA BÍBLICA

4 de maio
LEITURA BÍBLICA
Êxodo 33.12-17
Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência (Sl 37.7).
Por mais dificuldades que já tenhamos superado, o futuro ainda pode parecer assustador. Há desafios que requerem conhecimentos, coragem e sabe-se lá o que mais. Na leitura de hoje vemos um homem de Deus preocupado com o futuro - e com razão. No passado passou por crises tremendas, como a luta com o faraó, quando observou os castigos divinos sobre o Egito e a libertação milagrosa de Israel na passagem pelo Mar Vermelho (Êx 5-14).
Mas agora os milhares de israelitas no deserto esperam direção. E Moisés, seu líder, fica indeciso. Pela frente, a marcha para atacar os inimigos em Canaã, seu destino, parece mais desafiadora do que tudo o que viu no passado. Esperava que Deus lhe indicasse um assistente, mas ninguém apareceu. Sem auxílio divino, Moisés sente-se incapaz de prosseguir para a terra prometida de Canaã, onde os pagãos ainda estavam enraizados.
Moisés até lembra Deus de que Israel é seu povo - como se ele não soubesse! No entanto, em amor Deus identifica-se com Moisés para ir com ele e lhe dar descanso. Deus irá adiante, junto com Moisés, e estará também na retaguarda - tudo de que Israel e seu líder precisarão.
Encarar uma impossibilidade e ainda sentir paz parece humanamente impossível - e é! Só Deus é capaz disso. Você tem-se perguntado a razão de tantas dificuldades? Julgaria melhor ter uma vida tranquila, com pleno êxito a cada passo? Mas Deus tem outro alvo: um relacionamento mais íntimo com você, seu filho. Por isso o cerca de tal maneira que você tenha de buscá-lo em oração com mais intimidade.
Ele sabe a hora melhor para você dar cada passo. Em qualquer situação quer dar-lhe tranquilidade no seu íntimo para avançar com a certeza que tudo está nas mãos do Todo-Poderoso. Isto é descansar no Senhor. Entregue-se a ele totalmente para desfrutar da paz, aguardando por ele com paciência, mesmo se tiver razão para preocupações. – TL
Quanto mais escuro o ambiente, mais brilho tem o amor de Deus.

Leia mais...

03 maio 2011

FIDELIDADE

3 de maio
Fidelidade
LEITURA BÍBLICA
Êxodo 20.14,17
O homem que comete adultério não tem juízo, todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói (Pv 6.32).
Diante do altar, uma mulher vestida de branco e seu companheiro juram que amarão um ao outro por toda a vida, estarão juntos em todas as situações e serão fiéis ao seu compromisso. É um momento inesquecível para os noivos e seus convidados. Mas até quando dura esta disposição de amar para sempre? Até a primeira briga ou dificuldade?
O texto de hoje faz parte dos Dez Mandamentos e é bem conhecido, até por aqueles que desprezam a Deus. Para estes, a traição tornou-se comum, esperada (como consequência natural do desgaste do relacionamento amoroso) e até mesmo justificada.
Por exemplo, uma esposa já não atrai mais o marido e por isso ele acha que tem todo o direito de procurar outra mulher mais bela, ou uma esposa que busca em outro homem o carinho e a atenção que não recebe do marido. Não é isso que mostram os filmes e novelas? Quantos relacionamentos e famílias e já foram destruídos por causa da infidelidade? Analisando a questão, vemos que a cobiça e o adultério são resultados do egoísmo, pois quem trai só pensa em satisfazer seus próprios desejos.
Porém, quem deseja agradar a Deus não pode deixar que seus argumentos egoístas o convençam a transgredir os mandamentos divinos. Jesus ainda acrescentou que também é adultério olhar para uma pessoa e desejá-la (Mt 5.28). Quando um cônjuge trai o outro – na prática ou em pensamento, não é apenas aquela pessoa que ele magoa e desrespeita. Ele é infiel ao próprio Deus, que ordenou a fidelidade no casamento.
Demonstre sua fidelidade a Deus sendo fiel ao seu cônjuge. Ame-o, fuja de qualquer tentação, procure suprir suas necessidades e alerte se as suas não estiverem sendo supridas. Se você ainda é solteiro, ore a Deus por seu futuro cônjuge e treine desde já sua fidelidade, evitando que a mente crie fantasias ou registre imagens impróprias. - VWR
Fidelidade a Deus resulta em fidelidade ao cônjuge.

Leia mais...

ISOLADOS

2 de maio
Isolados
LEITURA BÍBLICA
Marcos 1.40-45
Não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade (1Jo 3.18).
Já pensou se você tivesse de ficar o tempo todo em casa, sem poder sair para não correr o risco de entrar em contato com as pessoas? Enquanto escrevo, estou nesta situação, porque eu e meu marido pegamos uma virose e estamos isolados. Não é nada agradável, mas temos de fazer isso para não contaminar ninguém.
Essa situação me fez pensar em como se sentem as pessoas que têm de se manter sempre isoladas – muitas não por vontade própria. Na época bíblica, os leprosos tinham de morar em um lugar separado e ainda avisar se alguém se aproximasse. Seus contemporâneos os desprezavam, pois eram considerados impuros. Mas houve alguém que se aproximava deles sem qualquer medo: Jesus.
Não apenas dos leprosos, mas de todos os desprezados de sua época: pessoas com algum tipo de deficiência ou doença, publicanos (cobradores de impostos), prostitutas, ladrões, pessoas dominadas por espíritos maus, gentios (gente de outros povos)... Ele não desprezou ninguém! No texto de hoje, vemos que ele sentiu compaixão daquele leproso e o livrou de sua doença – e também do desprezo social a que estava sujeito.
Hoje há pessoas tão rejeitadas quanto aquelas com que Jesus conviveu. Pense em como são tratados os contaminados com o vírus da AIDS, os pobres, bêbados, mendigos, gente com algum tipo de deficiência... Está na hora de deixar nossos medos e preconceitos de lado e olhar para essas pessoas como Jesus olharia. Devemos lembrar que Deus as ama e que elas precisam experimentar esse amor para conhecê-lo.
Mas, além da mensagem de salvação pelo sacrifício de Cristo na cruz, precisamos levar a elas nosso amor, respeito, valorização. Sejamos cristãos – “pequenos cristos”, o significado original da palavra – onde estivermos, para que todas as pessoas, sem restrições, vejam o reflexo da luz de Cristo em nossas vidas. Que tal começar hoje? - VWR
Faça diferença e mostre a todas as pessoas o que é ser cristão.

Leia mais...

01 maio 2011

AJUDAR

01 de Maio de 2011

"Mas eu não tenho usado de nenhum desses direitos. Não estou escrevendo na esperança de que vocês façam isso por mim. Prefiro morrer a permitir que alguém me prive deste meu orgulho." 1 Coríntios 9:15

Pensamento: Paulo foi cuidadoso de não aceitar ajuda dos coríntios mesmo que tivesse direito como ministro do Evangelho. Ao invés disso, ele sabia dos problemas deles com a generosidade e lhes mostrou um grande exemplo, vivendo por Jesus sem recompensa óbvia e instantânea. Muitas vezes nós precisamos mostrar os nossos valores antes que os outros compartilham o que têm. Paulo era mestre em ler as necessidades das pessoas ao seu redor e viver como exemplo para todos. Que nós façamos um compromisso para fazer o mesmo!

Oração: Deus Pai e Todo Poderoso Senhor, por favor, me dá a coragem e a integridade para viver meus princípios de forma que sejam uma bênção e exemplo aos outros. Abençoe-me, querido Pai, com uma vida que marca a vida dos outros para Sua glória. No nome de Jesus eu oro. Amém.

Leia mais...

  ©Kalvinno - Brincando de Pensar Sério! - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo